Cerca de 90 crianças da EMEB Cláudio Evangelista, do bairro Alvorada, participaram da Caravana de Educação Ambiental realizada na última segunda-feira(05) pela Secretaria de Meio Ambiente em pareceria com a Secretaria de Educação e a Vigilância Sanitária. Por meio de atividades recreativas, teatros de fantoches, vídeos e oficinas os alunos são conscientizados quanto à importância da água e aprendem como transformar materiais velhos e usados em objetos novos.
O projeto teve início no bairro Taveira, na EMEB Profª. Selma Maria Trevelim de Jesus, que atende provisoriamente as escolas dos assentamentos Chico Mendes e Hugo S. Herédia. O objetivo é alcançar todas as escolas da rede pública. O trabalho será desenvolvido uma vez por semana, no período da manhã e tarde.
De acordo com Priscila Pereira, que auxilia na execução do trabalho, as crianças têm participado ativamente das tarefas. “No final, elas sempre fazem perguntas, demonstram muito interesse e participação”, afirma.
A Administração Municipal tem promovido diversos trabalhos de educação ambiental junto a crianças e jovens com a finalidade de criar na sociedade uma cultura de preservação e sustentabilidade ecológica. Foram vários plantios, projetos de recuperação de espaços públicos e semanas especiais desenvolvidos pela Secretaria, além da criação do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que amplia o debate sobre o meio ambiental junto à população.