Semana do Meio Ambiente 2010 iniciou na manhã de hoje (31) com uma atividade educacional que aconteceu há aproximadamente 40 quilômetros de Araçatuba, na divisa de Braúna com Coroados, na nascente do ribeirão Baguaçu. Apesar da distância, o trabalho desenvolvido tem grande reflexo na qualidade de vida da população regional, principalmente dos araçatubenses, que têm 70% da água consumida na cidade captada diretamente do ribeirão. Além de Braúna, Coroados e Araçatuba, o Baguaçu também passa por Birigui e Bilac.
Foram plantadas 50 mudas no entorno da nascente, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2009, quando os prefeitos dos cinco municípios se reuniram para iniciar um processo de recuperação na área. A perspectiva é que mais 350 mudas sejam plantadas nos próximos dias. Até a semana passada, apenas o ponto mais alto da nascente, onde existe um pequeno lago, era protegido por uma cerca. A Divisão de Proteção Ambiental procurou o proprietário do sítio São Sebastião (onde nasce o Baguaçu), Luiz Danelucci, para que o espaço de proteção fosse ampliado. Uma área de aproximadamente quatro hectares foi cercada, local onde foram plantadas as mudas.
Cerca de 50 crianças da rede municipal de ensino de Birigui e de Braúna participaram da atividade. Elas tiveram uma aula de educação ambiental com o biólogo José Luiz Sales, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araçatuba (Sedect), que explicou sobre a importância da preservação e recuperação de nascentes ao lado da mina do Baguaçu. Também participaram da atividade o prefeito de Birigui, Wilson Borini (PMDB), o vice-prefeito de Braúna, Jonas Bernardes (DEM), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araçatuba, Silvio Garcia, que no ato representou o prefeito Cido Sério, que estava em viagem de trabalho, e a equipe da Divisão de Proteção Ambiental, que tem à frente o ambientalista Jorge Hector Rozas.
O desenvolvimento de projetos que estejam ligados à questão ambiental faz parte do programa de governo da Administração Municipal. O prefeito Cido Sério, que em 2009 lançou a ideia de formar um grupo intermunicipal para proteger o ribeirão Baguaçu, tem como meta ampliar a rede de proteção das nascentes de Araçatuba, trabalhando com educação ambiental para crianças e jovens em projetos que recuperam áreas de proteção abandonadas e articulando toda a sociedade para participar destas atividades. A Semana do Meio Ambiente 2010, que tem programação até o próximo sábado (05), dará mais oportunidades para aqueles que queiram iniciar como voluntários da causa ambiental, com fóruns de discussão, atividades de plantio e limpeza de rios. Abaixo, a programação para os próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário