sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CARAVANA VAI À ESCOLA DO CLÓVIS PICOLOTO

A Caravana do Meio Ambiente, projeto desenvolvido por estudantes de biologia estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, aplicou as atividades de educação ambiental para alunos da escola Professor Antônio Rodrigues Martins Neto, no bairro Clóvis Picoloto nesta quinta-feira (11).

As atividades aconteceram no período da manhã com a presença dos integrantes da Caravana e equipe do Núcleo de Educação e Saúde. Os personagens Zé Limpinho e o mosquito Aeds aegypti participaram mostrando a importância de combater constantemente a dengue.

Já foram mais de quinze escolas visitadas, levando teatro, danças e brincadeiras educativas para centenas de alunos do ensino infantil e fundamental. Para o secretário de Meio Ambiente Jorge Hector Rozas, o projeto vai além da diversão. É primordial desenvolver nas crianças o ‘espírito de pertencimento’. “A partir do momento em que entende que a natureza pertence a ela e lhe faz bem, passa a cuidar mais”, justifica.

Além de ensinar as crianças sobre os cuidados com objetos que possam servir de focos para criação de larvas, a Caravana orienta sobre a coleta seletiva e preservação do Meio ambiente. O teatro “Lixo no Lixo” é uma das formas de educação ambiental.

A promoção da amizade e companheirismo entre as crianças é divulgada com a “música da pipoca”. Idealizador do projeto, o biólogo e chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Salles, explica que toda a programação é desenvolvida a partir de cinco temas: arborização urbana, respeito à natureza, respeito à água, queimada e reciclagem. “Além de discutir com as crianças os problemas ambientais, o objetivo também é fazer com que pensem em soluções”, diz Sales.

Nesta sexta-feira (12) será a vez da escola Professor Joaquim Fernandes, no bairro Jardim TV. As unidades interessadas em agendar podem entrar em contato no Zoológico pelo telefone (18) 3621-4488 ou na Secretaria de Meio Ambiente: (18) 3636-1281.

Nenhum comentário:

Postar um comentário