Na última terça (11), um grupo de profissionais da Secretaria de Educação e da Divisão de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, chamados de multiplicadores da Agenda 21 na Escola, se reuniram na Secretaria Municipal da Educação para iniciar os projetos discutidos no último encontro, que aconteceu na sede da Unopar nos dias 22 e 23 de abril. Também foram discutidos o cronograma da Agenda 21 e o orçamento participativo.
Na última reunião, o grupo debateu temas ligados à sustentabilidade, principalmente voltada à educação, pois o público alvo desse projeto são os diretores, professores, coordenadores, alunos e toda comunidade do entorno das Escolas da Rede Municipal.
A reunião de ontem foi realizada para que os grupos comecem a por em prática os fundamentos e conhecimentos adquiridos durante o encontro da Agenda 21, para que dessa forma possam desenvolver os projetos e tornar as escolas de Araçatuba sustentáveis, além de criar cidadãos mais conscientes. Nesse encontro, participaram a Secretária Municipal da Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, o chefe da Divisão de Proteção Ambiental, Jorge Hector Rozas, o diretor do Departamento de Controle da Administração, Nilton César dos Santos, professores e colaboradores da Rede Municipal de Ensino.
“A escola, enquanto parte integrante de uma comunidade, tem ampla influência na formação do cidadão, pois representa uma parcela da vida social, familiar e profissional que compõem o cenário em sua volta”, disse a secretária municipal da educação Beatriz Soares Nogueira.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Araçatuba Mais Verde
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Divisão de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedect), fez hoje (sábado, dia 8) o plantio de aproximadamente 110 mudas no bairro Umuarama. O plantio faz parte do programa “Araçatuba Mais Verde”, desenvolvido em parceria com a Unimed, que tem como objetivo plantar 40 mil árvores na cidade até 2012. Em 2009, primeiro ano do projeto, foram plantadas 6 mil mudas.
Desta vez, servidores da divisão plantaram mudas de várias espécies, entre elas dedaleiro, pata-de-vaca, quaresmeira, algodão da praia, ipê branco, ipê amarelo, ipê de jardim. As mudas foram colocadas em covas abertas no entorno da creche Mariana Venturolli, da Escola Estadual Artur Leite Carrijo e Unidade Básica de Saúde do Umuarama.
Lei Municipal
Seguindo exigências da Lei Municipal nº 4783/96, as mudas estão sendo plantadas com porte entre 1,80 e 2,20 metros de altura, com materiais e técnicas adequadas, e recebendo estacas para apoio e proteção. Durante o plantio, todas as árvores, novas ou antigas, estão cadastradas por meio de uma ficha onde serão detalhados dados como condições do ambiente, altura e espécie, para que haja um acompanhamento.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
EMEB utiliza plantio de árvores para ensinar sustentabilidade aos alunos
A EMEB Roseli de Oliveira, preocupada com o futuro de seus alunos, iniciou o plantio de árvores frutíferas e ervas aromáticas em suas dependências. Foram plantados pés de acerola, goiaba, mamão, cebolinha, hortelã, entre outros.
Diretora Rosa Kimura ao lado do pé de goiaba
De acordo com a diretora, Rosa Hissami Makinodan Kimura, além de aproveitarem as frutas para fazer suco para as crianças, o objetivo da escola é ensinar os alunos como manter uma vida mais sustentável, com o plantio de mudas. “Com os ensinamentos adquiridos com a Agenda 21, queremos mostrar as crianças, como é importante cuidar não só da nossa escola, mas do nosso planeta”, afirmou.
A EMEB, que está localizada no bairro Etemp, foi inaugurada no ano de 2006, para atender as crianças do bairro, atualmente estão matriculadas 80 crianças de Educação Infantil.
Cida, como é chamada por todos, mostra o pé de acerola
Segundo a assistente de limpeza, Aparecida Barrence, esse projeto veio trazer benefícios para a vida dos alunos. “Além de usarmos as frutas para complementar a alimentação das crianças, essas árvores ainda trazem sobra e um mais arejado para nossa escola”, disse.
“A escola é o primeiro passo para a vida adulta, é nessa fase que as crianças aprendem a conviver com as diferenças entre as pessoas e passam a desenvolver seu aprendizado e cidadania, por isso eu apóio a iniciativa da EMEB Roseli de Oliveira em desenvolver esse projeto com os alunos”, finalizou a Secretária Municipal da Educação, professora Beatriz Soares Nogueira.
Assinar:
Postagens (Atom)