quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CARAVANA ORIENTA ESCOLA DO VISTA VERDE

A Caravana de Educação Ambiental esteve hoje (30) na Escola Municipal Maria Helena de Freitas Carli, no bairro Vista Verde, para orientar, de uma forma interativa e animada, cerca de 120 crianças com idade entre dois e cinco anos sobre temas relacionados ao meio ambiente como poluição, reciclagem, aquecimento global e arborização urbana. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), em parceria com a Vigilância Sanitária e com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O objetivo da caravana, segundo o chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Salles, é “desenvolver nas crianças a consciência dos problemas ambientais e incentivá-las a buscar soluções para estes problemas”, disse. O trabalho começou com a apresentação de uma fanfarra e, logo em seguida, do teatro de fantoches “Lixo no lixo”. Os alunos também receberam pintura no rosto, explicações sobre dengue pela equipe da Vigilância Sanitária, e participaram da brincadeira caça ao tesouro, em que foram incentivadas a refletir sobre a natureza. “O que faz sombra, produz frutos e é essencial para manter o ar puro?”, perguntou a integrante da caravana às crianças, que então saíam em busca de uma árvore. À tarde teve apresentação de teatro com os personagens Zé Limpinho e do mosquito da dengue, Aedes aegypti.

Esta é a quinta escola que recebe a caravana. O projeto tem como meta atingir todas as 32 escolas municipais de Araçatuba, tanto urbanas como rurais, e dos assentamentos Chico Mendes e Hugo Silveira Herédia.

O Governo Municipal incentiva projetos de educação ambiental e acredita que por meio de ações com esta criam-se condições necessárias para que a população adquira conhecimentos, valores e comportamentos para participar de forma eficaz da preservação de bens naturais, como rios, canais, córregos e lagoas, e na solução dos problemas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário