
Plantios em áreas verdes foram realizadas não só durante a Semana da Árvore em setembro, mas no decorrer do ano todo para reforçar a arborização da cidade. O plantio principalmente em matas ciliares rendeu boa nota à Araçatuba, no Projeto Município Verde e Azul. E ainda em relação às árvores, a Secretaria de Meio Ambiente fez em 2010 o levantamento arbóreo, pesquisa que durou meses e apontou em números aproximados a quantidade de copas por habitantes. A pesquisa apontou que Araçatuba possui aproximadamente 250 mil copas, e destas 7,5% são de grande porte e o restante de tamanho médio.
Na questão dos resíduos sólidos, foram inaugurados quase dez Pontos de Entrega Voluntária – PEV-Ecopontos em escolas e áreas públicas. O objetivo é que os alunos e a comunidade próxima descartem materiais recicláveis nos pontos para evitar a contaminação do solo e agressão ao meio ambiente.
Os córregos que cortam a cidade de Araçatuba também receberam atenção especial neste ano. A Secretaria de Meio Ambiente realizou limpezas nas margens de vários afluentes. O Córrego dos Espanhóis, por exemplo, no trecho que passa pelo Vila Alba já passou por várias limpezas nos últimos meses. Os caminhões da SMOSP e SMMAs já retiraram toneladas de entulhos que se encontravam à margens e colaboram para preservação da nascente. O próximo passo será o plantio de árvores nas proximidades.
Também em 2010, aconteceu a 1ª Conferência Infantil Pelo Meio Ambiente. O evento contou com a participação de alunos de várias escolas municipais com o objetivo de discutir propostas sustentáveis que possam melhorar as condições de vida em Araçatuba, contribuindo para conservação do planeta. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Entre outras realizações da SMMAS, está o cuidado com os animais feridos por queimadas ou abandonados pela mãe. Um tamanduá bandeira e uma onça pintada foram reabilitados pela Secretaria de Meio Ambiente este ano. Outras espécies também receberam atenção especial no Zoológico Municipal.
Para 2011 a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade está com vários projetos de educação ambiental, preservação da natureza e outras ações. Uma delas, será a mudança da pasta para a Fazenda do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário